top of page
Buscar
  • couturelab

Mudanças na Couturelab.



A Couturelab nasceu de um sonho acalentado por Marilene Veiga, desde criança a moda fazia parte da vida dela, seja cortando os antigos vestidos como costurando as roupas de suas bonecas. Mas a vida desviou-a deste rumo, construiu uma carreira sólida longe dos tecidos e aviamentos. Precisou corrigir o rumo, montou seu primeiro negócio, uma confecção de uniformes, a Miosótys, alusão a flor que significa recordação, fidelidade e amor verdadeiro, flor que insiste em abrir sempre no mesmo horário.

A fábrica de uniformes começou como qualquer empresa pequena no Brasil, com muita coragem e dedicação. O início é difícil, como para qualquer empreendedor jovem, pouco conhecimento de maquinário, modelagem e de gestão, mas, aos poucos, os resultados começaram a vir, chegando a hora da grande decisão, se dedicar exclusivamente a moda, largar a carreira que a desviava de seu sonho.

Com o tempo novas oportunidades surgiram, abriu em conjunto uma loja de roupas, vendia a um público fiel, mas nem tudo era produzido em seu atelier, muito vinha de fora do estado, buscado em manhãs frias nos atacados de Santa Catarina. Tudo ia bem, o mercado era bom, e os clientes sempre estavam comprando, a equipe aumentou e o maquinário também.

Mas nem tudo na vida de um empreendedor é fácil, após um acidente de transito Marilene teve de se afastar novamente do mercado de moda, ficou em recuperação por quase um ano, de sua casa ouvia somente relatos de como a confecção estava trabalhando. Seu retorno foi comemorado, porém, o mercado muda e não quer saber de seu planejamento, a concorrência chinesa havia chegado, e a necessidade de se reinventar também.

A Miosótys fechou as portas por um tempo, Marilene começou novamente, pequena, em casa, aprendendo mais e mais, em cursos com professores de renome, foi aplicando e na tentativa e erro em pouco tempo o atelier resurgiu, desta vez não com uniformes, não com uma eqiupe grande, mas pequeno, no terraço onde morava, com máquinas que sobraram da antiga confecção de uniformes.

Não demorou muito para que seus vestidos de festa e noiva impactassem o mercado, a qualidade da confecção e da modelagem era notada a cada peça confeccionada, os pedidos e clientes já não cabiam mais no terraço de sua casa e foi assim que surgiu o primeiro atelier Marilene Veiga. A equipe aumentava, juntamente com pedidos e convites para desfiles e eventos, logo seus pares começaram a reconhecer seu trabalho. Com isso o atelier precisou aumentar novamente, com muito esforço foi reinaugurado em uma sala própria, na Dom Pedro ll 1220/103, em Porto Alegre, agora com um espaço para atendimento finamente decorado, laboratório moderno e espaçoso, profissionais treinados pela estilista para manter sempre a qualidade de suas criações.

Em 2011 Marilene Veiga quis se reinventar, devido a problemas de saúde na família ela queria reduzir sua jornada, mas sem abrir mão da moda. Neste ano surge a Couturelab Escola de Moda, com um laboratório pequeno, dividindo espaço com o atelier, aprendendo na tentativa e erro.

No início eram cursos simples, ensinavam os iniciantes o que era importante aprender para começar a costurar, o método de modelagem era exclusivo e o formato de atendimento era pioneiro para a época, 8 alunos por professor, alunos aprendendo coisas diferentes e tempos diferentes, atendimento individualizado, sem revezamento de maquinário, laboratório moderno e climatizado.

Esse era o grande diferencial da Couturelab, você podia fazer as aulas de acordo com seus dias e horários vagos, não precisava ficar esperando a turma terminar o exercício para iniciar o próximo, com turmas pequenas falar com o professor era mais fácil, além de não precisar ficar esperando para ter acesso a mesas, manequins ou maquinários.

A Couturelab de início tinha como meta se tornar uma escola técnica, mas as exigências engessavam o ensino, tínhamos no DNA da escola a vontade de sempre estar aprimorando os cursos, trazer para o aluno mais rapidamente aquilo que ele queria e fazia sentido aprender, não um ensino fast-food, algo pronto e programado para ser daquele jeito, queríamos poder modificar as ementas de acordo com os anseios do aluno, trazer um ensino total, onde a pessoa aprende com o professor e com os colegas, visto que no laboratório abrigavam pessoas com necessidades especificas, aprendendo coisas diferentes e em momentos distintos.

Em pouco tempo a Couturelab começou a ser reconhecida, surgiram as possibilidades de realizar cursos de extensão fora da escola, prestar consultoria para atelier de moda e para grandes marcas de moda brasileira, além de ministrar treinamentos fora do estado. Tivemos como clientes as universidades UCS, Ulbra Torres, Ulbra Canoas, Atelier Solaine Piccoli, Atelier Carlos Bacchi, Lança Perfume, Damyller, Senac RS, Senac do Nordeste, e muitos outros. Vimos negócios sendo gestados em nossos laboratórios, pessoas que entravam e abriam ateliers com colegas, pessoas que trocaram de carreira, jovens empreendedores buscando conhecimento para melhor gerirem seus negócios, vimos até casamentos surgindo no atelier, e não foi um caso isolado não, vimos a vida surgir, alunas que se descobriram mães enquanto estudavam, e retornavam com seus bebes para terminarem o curso, vimos mães trazerem seus filhos enquanto aprendiam a costurar, vimos famílias inteiras costurando junto, vimos amigas fazendo happy hour com tecidos e agulhas.

Passamos por muitas experiências diferentes, alunos de fora do país começaram a chegar, professores cada vez mais especializados também estiveram nos laboratórios da escola, pessoas que nem se imaginavam confeccionando suas roupas saírem com peças de sua autoria. Enfrentamos várias crises, sempre nos reinventamos nestes períodos, a proximidade com os alunos fizeram surgir novos cursos, novas necessidades foram atendidas, unidades foram abertas e ampliadas.

Em 2016 abrimos a unidade São Paulo, um ano antes aumentamos em dois laboratórios a unidade de Porto Alegre, a equipe aumentou, chegamos a atender mais de 1200 alunos em 1 ano, cada um com características e necessidades diferentes.

No ano de 2020 iniciamos o desenvolvimento da Couturelab Digital, uma plataforma que teria facilitar o acesso de pessoas ao conteúdo de cursos ministrados pela Couturelab, além de complementar o ensino das aulas presenciais. O investimento e projeto estavam sendo aplicados.

Porém, em março iniciou-se a pandemia, algo que nunca teve precedentes no mundo, isso durou na cidade de Porto Alegre até o mês de outubro, ficamos mais de 6 meses fechados, com todos os custos fixos vencendo. Na unidade de São Paulo ficamos fechados de março a julho, no retorno podíamos atender somente 30%, nenhuma empresa consegue se manter somente com 1/3 do faturamento tendo os custos fixos mantidos em 100%. Conseguimos redução de carga horária de contrato e suspensão dos colaboradores, conforme legislação da época, também, com o pouco que tínhamos, auxiliamos os colaboradores com um valor extra, além da remuneração fornecida pelo governo.

Após a retomada tomamos as medidas mais austeras possíveis, renegociamos despesas fixas, reduzimos os laboratórios, acertamos a oferta a redução da demanda, fizemos a análise de mercado e mantivemos os preços sem reajuste, aumentamos as promoções, porém, o mercado ainda não se recuperou.

Devido as baixas de vendas, em especial na unidade de São Paulo, a operação desta unidade ficou inviável, com prejuízos mensais que alcançaram seu ápice no final do ano. Por este motivo, estamos encerrando a unidade de São Paulo, estamos focando na unidade de Porto Alegre e na Digital. Para nós é uma decisão difícil, visto que São Paulo é o maior mercado produtor e consumidor de moda, um estado que temos um carinho muito especial, somos paulistas de coração.

Por tanto, em 30 de abril daremos nossa última aula em solo paulistano, aproveite estes últimos meses para fazer nossos cursos, estamos desenvolvendo uma gama de cursos rápidos, de 20 horas, especialmente para quem quer aliar agilidade a preço baixo. Neste período, você que já é nosso aluno e não concluiu seus estudos, pode frequentar normalmente a escola, e concluir seu curso até o final de abril, após este período, ainda terá acesso a conteúdos referentes ao seu curso em nossa plataforma digital até o final de dezembro de 2023.

A unidade de Porto Alegre ficará aberta, porém, com cursos novos, focado em turmas fechadas e de carga horária rápida, quem tem contrato com Porto Alegre será contatado para que possamos acertar as datas de conclusão. Na unidade gaucha, também ficará sediada o laboratório da Couturelab Digital, produzindo conteúdo especialmente para você, serão cursos sempre atualizados e que tragam toda a qualidade dos nossos cursos presenciais na sua tela.

Casos especiais podem ser vistos e negociados diretamente pelo nosso e-mail atendimento.couturelab@gmail.com ou pelo nosso whatsapp 11 4329 1392 informando seu nome completo e curso contratado, faremos o melhor para atendê-lo.

Essa nova etapa será de reconstrução da escola, vamos desenvolver novos cursos e serviços. A ideia é que possamos em pouco tempo retomar as atividades a pleno, que possamos retornar com o mercado se recuperando. Voltaremos mais fortes, mais experientes e com mais novidades.

92 visualizações0 comentário
bottom of page