Buscar
  • couturelab

Centenário de Zuzu Angel em 2021

Atualizado: 23 de nov. de 2021

Por Dafny Bitencourt



Zuzu Angel (Zuleika de Souza Netto) foi uma estilista brasileira que começou sua atuação na área na década de 50. De família humilde, herdou de sua mãe a arte das costuras e do que mais velha entendeu como "Moda".


Embora o trabalho de Zuzu tenha feito parte de décadas onde as mulheres eram reprimidas socialmente e não possuíam liberdade de expressão, Zuzu sempre se mostrou muito vanguarda e a frente de sua geração, além disso sempre teve um posicionamento político muito claro em toda sua trajetória.





Zuzu ganha grande destaque com suas criações, suas silhuetas naturais e modernas. Atraiu as mulheres que não se identificavam mais com as estéticas mais tradicionais que remetiam a "bonecas".


Para todos que amam moda Zuzu é uma referência! Utilizou o Brasil como grande inspiração em suas criações, inaugurou uma estética "estilo carioca" onde a natureza e suas possibilidades faziam parte de seu estilo, das cores até as formas.



Com sua nova moda ousada e potente, ganhou visibilidade internacional. Sua criatividade experimental sempre surpreendia no repertório de escolha de matérias! Conchas, sementes, rendas, franjas, metais, grãos, e os mais diversos itens se transformavam de forma refinada e cobiçada em peças "hippie chic".


Zuzu contribuiu para muitas conquistas na luta feminina artística no Brasil. Para quem não sabe, utilizou sua arte e visibilidade de expressão para para que o mundo soubesse sobre tudo que o Brasil viveu na época da ditadura militar. Sempre muito corajosa e consciente, utilizou a dor da perda de seu filho para belas criações cheias de signos. Neste período, declarou um eterno Luto e só se vestia de preto a partir de então.




Em 2021 comemora-se o centenário de Zuzu!


Fica nossa singela homenagem e admiração por seu trabalho, na luta pela arte e pela justiça!


Zuzu Angel, você é eterna!


18 visualizações0 comentário